terça-feira, 11 de junho de 2013

Sucesso de vendas? Jornal Super ou Aqui?







Nossa proposta inicial era analisar as capas dos Jornais Super Notícia e o Aqui, baseando em  suas histórias e o sucesso. Mas, como não obtivemos muito êxito nos contatos feitos com este segundo, ficamos restritos de informações para tal comparação e decidimos expandir os pontos do estudo. Por isso, o post de hoje é focado nas formas de venda, números e justificativas da preferência.

Circulei pelo centro da cidade a procura de leitores destes jornais e dos pontos de venda. Nestes pontos eu perguntei qual era o mais vendido, se imaginavam o porquê deste resultado e se achavam que os vendedores avulsos eram, de alguma forma, uma concorrência.

obs: Tentei descrever as respostas de forma mais fiel possível, porque acho importante para enfatizar principalmente a questão da diferença das vendas. Eu, particularmente, fiquei surpresa com este ponto e quis tentar repassar o quão óbvio é para quem vende.
Outra questão é que como as respostas dos vendedores geralmente se semelhavam, resolvi escolher apenas 4 contendo um ponto com diferença, e uma vendedora avulsa do Aqui (não encontrei com os do Super).

Wanir Moreira, 46 anos (Banca de Jornal na Rua Augusto de Lima)
(risos) O Super vende muito, muito mais. Eu pego 300 exemplares do Super e 50 do Aqui e muitas vezes o Super acaba mais rápido. Trabalho com esses jornais desde que começaram, acho que ele vende mais porque é mais completo, é mais antigo também né, o Aqui é uma cópia ruim. Não vejo os vendedores avulsos por aqui.

Orlando Pereira, 49 anos (Banca de Jornal na Rua Espirito Santo)
O Super ganha de 10 a 0. Eu pego 90 dele e 9 Aqui e o Super acaba mais rápido. Eles mandam de acordo com as vendas né. Não sei porque vende mais, pra mim todos os dois são ruins, custam o mesmo preço, só tem tragédia... As pessoas nem devem ler, compram até sem querer, esse jornal (Super) já virou mito.

Ernane Teixeira, 50 anos (Banca de Jornal na Avenida Afonso Pena)
O Super vende muito mais, eu pego 80 e 10 Aqui e todo dia o Super acaba. Não sei porque compram mais ele porque as matérias são as mesmas. Deve ser pela capa que tem mais destaque. Não acho que os ambulantes são concorrência porque eles tem outro público né. O meu público é mais fiel, geralmente é quem sempre passa aqui para trabalha e aproveita para comprar o jornal.

Wellerson Tiago, 32 anos (Banca de Jornal no Bairro Concórdia)
Hoje, por exemplo, recebi 55 Super e 10 Aqui. Super sai muito mais, ele acaba e o Aqui sobra. Acho que a leitura do Super é melhor, é mais atrativa. O Aqui tem muitos erros de gramática -  não que o Super não tenha, mas o Aqui tem mais – e a leitura é mais chata também.

Tania Marcia, 39 anos (vendedora avulsa do Aqui na Rua Rio de Janeiro com Tupinambás)
Para vender tem que fazer uma inscrição. Eu não tive treinamento porque já vendia o jornal no sinal e isso me ajudou porque ganhei pratica e clientes que continuam até hoje. Eu trabalho das 5h ás 10:30h, não acho cansativo vender, só acho cansativo acordar cedo. O Aqui tem pouca saída, pego 80 e vendo 60 mais ou menos (segunda é o dia que mais vende), o Estado de Minas sai mais. Eu recebo 520 reais e não ganho comissão porque não consigo bater a meta de vender mais de 80 Aqui e 1 Estado.

Aos leitores:

Foto: Euler Júnior
Foto: Euler Júnior

Aiton Lemos, 42 anos, porteiro
Eu leio diversos jornais e acho que esses fazem sucesso porque tem o que está no dia a dia das pessoas: noticias, futebol, novela, trabalho. Eu, particularmente, leio mais pelo futebol. Prefiro o Super ao Aqui porque ele tem mais conteúdo.

Isabel Regina, 40 anos, trocadora de ônibus
(com o Jornal Super em mãos) Não gosto do Aqui, nunca compraria ele. Ele não tem nada que presta.

Mateus Maciel, 19 anos, estudante de publicidade
Prefiro jornais menos populares, mas temos que ler de tudo e todos né. Comparando os dois, eu prefiro o Super porque ele é muito melhor visivelmente, a capa é mais bonita e a estética é a primeira coisa que atrai.

A Natália também fez uma pesquisa  e relatou: Dos 23 leitores do Super (10 na banca da Praça 7 e 13 na banca do bairro Ouro Preto, perto da Av Fleming) 17 responderam que compravam pelo preço (todas as do bairro Ouro Preto responderam assim), 4 responderam que era para saber do que está acontecendo, sem saber diferenciar entre os jornais e os 2 restantes não souberam responder.

7 comentários:

  1. Deborah e Natália, bacana terem desenvolvido pesquisas de diretamente com os leitores. Fiquei surpresa com o fato da maioria dos leitores situarem-se dentre 30 e 50 anos, além da recorrência da perspectiva que o Super apresenta melhor conteúdo que o Aqui. Finalmente, interessante ter acesso a algumas informações acerca dos mecanismos e do funcionamento de venda de ambos os periódicos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!

    Gostei muito da postagem de vocês, ela possibilita enxergar o quanto os jornais ditos "populares", o Super e o Aqui, de certa forma, já fazem parte do cotidiano das pessoas. O que mais me chamou a atenção foi a comprovação de que as pessoas possuem opiniões e preferências com relação a esses jornais, o que pode demonstrar o quanto eles estão sendo importante na difusão de informação e no desenvolvimento da capacidade crítica dos indivíduos. Com isso, optar por um e não outro, pode demonstrar a importância deles em um contexto social mais amplo, deixando um pouco de lado a crítica incisiva que se faz aos seus conteúdos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Meninas, interessante a pesquisa de voces. Nao sabia que o jornal super era assim, muito mais preferido que o aqui, apesar de perceber que o super e realmente mais vendido.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Meninas, curti demais o projeto de vocês. Essa proposta de ir à rua e perguntar o que o povo pensa é muito legal.Pena que vocês não conseguiram entrar em contato com o Aqui, teria enriquecido ainda mais a proposta. Além disso, fiquei com vontade de saber, qual é a ideia de vocês para o sucesso do Super e para a discrepância, pelo menos em termo de vendas,deste para o Aqui. De todo modo parabéns, gostei mesmo do resultado final!

    ResponderExcluir
  6. Realmente o Super tem muito mais prestígio e vende muito mais que o Aqui. Bacana vocês tirarem isso a limpo com uma pesquisa nas ruas. É legal ver também o tanto que as duas capas colocadas no post são praticamente iguais haha

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o Super, mesmo sendo fraco, é muito melhor que o Aqui. É mais completo e mais chamativo. Gostei muito do projeto de vocês e achei bacana terem entrevistado as pessoas, tanto quem vende, quanto quem compra.

    ResponderExcluir