Como dissemos no post anterior fizemos uma visita muito produtiva à Rádio Itatiaia e acompanhamos o desenrolar do programa ao vivo. Nesse relatório final abordaremos os detalhes dos bastidores e as curiosidades do programa, observando de que maneira ele é apresentado e descrevendo o que não é possível saber ao acompanhar o programa pelo rádio do seu carro, celular ou de sua casa. Fechamos nosso trabalho citando os principais componentes da dinâmica do programa e apresentamos os principais pontos que tornam o produto radiofônico uma estimulante forma de interação que une descontração e informação.
Calendário de jogos presente na redação da rádio |
O tema pauta já foi abordado em postagens anteriores, mas como percebemos que foi algo bem questionado tanto pelos colegas de sala quanto pelo professor, tentaremos deixar mais claro como se dá esse processo no programa Bastidores e como observamos essa dinâmica durante a apresentação do programa ao vivo.
Obviamente o programa tem uma direção a ser seguida e que é previamente pensada, uma vez que se trata de um programa jornalístico ele deve estar comprometido em transmitir informações verídicas e bem apuradas dos fatos ocorridos no esporte. Esse direcionamento no programa Bastidores é bem livre. Não há nenhum documento escrito em que o produtor, o apresentador e o comentarista devam seguir. Dessa forma o conteúdo pensado para ser transmitido em um dia pode ser facilmente alterado caso surja uma notícia de última hora que a produção julgar importante e relevante.
Estúdio do "Bastidores" |
O produtor é o principal responsável pelo que vai ao ar nas matérias, ou seja, não há quem se comprometa em escrever a pauta. É bom ressaltar que o apresentador João Vitor Xavier e o comentarista Cadu Doné, obviamente, devem estar antenados e por dentro de tudo que acontece no mundo do esporte, em especial o futebol, e, para isso, chegam com antecedência no estúdio para buscar mais informações sobre o esporte e discutir quais os assuntos serão levantados no programa. Desta forma não terão muitas dificuldades caso surja uma notícia inesperada ou um furo de reportagem durante a apresentação do programa. No estúdio existem televisores onde os locutores podem acompanhar as notícias que envolvam o esporte e ambos ficam antenados na internet em busca de novas fontes de informação. Com isso a citação da fonte dá um tom de veracidade do que está sendo informado na hora que o programa está no ar.
Outro grande destaque no bastidores do programa é a relação que o apresentador possui com o técnico de som. Este técnico é responsável por colocar os comerciais no ar e principalmente por fazer os efeitos sonoros que são importantes dentro do programa como trilhas sonoras e telefonemas de entrevistados. Durante o programa João Victor Xavier dialoga com o técnico dando sinais para que os comerciais entrem ou para que o volume do som seja abaixado ou aumentado.
O ambiente do programa é bem descontraído e tanto o apresentador quanto o comentarista possuem bastante liberdade para falar sobre outros assuntos e também para brincarem um com o outro com piadas e sátiras sobre o que vem acontece com determinados times e personalidades do futebol. Em determinados momentos a descontração toma conta do estúdio, mas nem por isso o trabalho deixa de ser realizado e, durante todo o tempo, Sevidanes, o produtor, não para de trabalhar a fim de apurar novas informações que possam ser comentadas no programa.
Movimentação no estúdio após término do programa |
Com isso acreditamos que, nesse caso, essa maneira de trabalhar e de construir o programa funcionou perfeitamente, fazendo com que a pauta não siga sua estrutura tradicional realizada por variados jornalistas de diferentes mídias. Vimos que o programa não perde qualidade por ser construído de tal maneira mas dá liberdade aos locutores para falar de variados assuntos e principalmente levar informação com descontração, espontaneidade e improviso.
Olá pessoal!
ResponderExcluirComo gostei do projeto de vocês estou o acompanhando até á reta final e, por isso, gostaria de destacar a relação que o programa tem com a mídia na qual ele é veiculado, no caso o rádio. Pra mim, várias características presentes nele deve-se ao próprio rádio, tais como: a instantaneidade e a praticidade. Ao contrário de outras mídia como a TV, que exige certo esforço para levar um programa ao vivo ao ar, o rádio possui uma agilidade na produção e transmissão de informações, devido ao próprio formato áudio, que é mais maleável e exige menos equipamentos e processos até ao resultado final. Com isso, o Bastidores possui uma estreita ligação com seu veículo. Parabéns!
Acho que é importante desvendar esse mecanismo que pode nos ajudar a explicar o porque da grande aceitação e audiência da Rádio Itatiaia. Talvez esse ambiente de trabalho possibilite a criação dos famosos bordões que caracterizam a cobertura dos jogos e ganham as ruas nos comentários cotidianos do esporte.
ResponderExcluirGostei muito do tema Rádio e da escolha do programa que vocês fizeram! Como vocês disseram em sala, muito legal ver que algo que parece mais passear pelo improviso do que por alguma pauta, funcione tão bem! Parece passear, por causa da descontração e da liberdade que ocorre para a produção do programa, sem no entanto, perder o compromisso e a qualidade jornalística! Pessoalmente sou mais desse estilo, mais descontraído e diverso! Gosto muito da ideia do rádio para a minha vida e ver que há opções dentro do rádio que funcionam assim tão bem , motivam mais ainda! É como falamos em sala, embora o programa seja descontraído, os jornalistas ali conhecem muito do que falam, dessa forma passam as informações de uma maneira que envolvam o público e pareçam mais uma conversa boa do que qualquer outra coisa!
ResponderExcluirParabéns para vocês!!! =)
Gostei muito de ter acompanhado o projeto de vocês (e gostei do tema também). Engraçado como essa discussão de pauta se alongou nos posts. O pessoal ficou realmente intrigado com isso. Eu acho muito interessante essa ausência de pauta e acredito que isso só seja possível mesmo (e funcionando bem) em programas esportivos, já que dar a sua opinião nessa área não é nada tão polêmico assim.
ResponderExcluirSaber dos bastidores da mídia é sempre algo muito curioso até para nós estudantes de jornalismo. Gostei muito da escolha e abordagem de vcs. Parabéns pelo projeto.
ResponderExcluir