domingo, 23 de junho de 2013

Relatório #4 – Considerações finais sobre o Ah!Cidade

O projeto de pesquisa tinha como objetivo a análise do veículo Ah! Cidade (http://ahcidade.com/), confrontando-se as impressões dos alunos sobre o veículo e os reais objetivos dos criadores do portal. O desenvolvimento desse projeto não aconteceu exatamente da forma que se era esperada, tampouco apresentou-se interessante como pareceu ser nos primeiros momentos. Entretanto, pode-se dizer que o resultado final superou as expectativas e ampliaram a visão dos alunos envolvidos quanto as dificuldades do jornalismo independente em Belo Horizonte.

Um dos fatores que mais influenciou negativamente a pesquisa foi a falta de funcionamento do site, que parou de ser atualizado desde julho de 2012. Isso ajudou a desmotivar os alunos envolvidos, pois não se experienciou a rotina do portal: a relação transformou-se numa questão de historicidade, ou seja, tinha-se o passado em mãos e não o presente.
Existiu, também, uma grande dificuldade de contato com os criadores do site, que prejudicou o andamento da pesquisa. A demora em realizar as entrevistas não proporcionou o nível de aprofundamento desejado para a elaboração do Segundo Relatório Parcial.

Em contrapartida, as entrevistas, mesmo atrasadas, foram o melhor conteúdo que tivemos acesso para construir o trabalho. Entre as várias coisas positivamente absorvíveis das conversas, as mais interessantes e pertinentes foram as que se relacionam intimamente com o declínio do porta. Ouviu-se informações importantes sobre a operacionalização de um portal de notícias virtual, sobre como que o seu caráter independente pode se tornar uma dificuldade e sobre o grande problema que é lidar com o voluntarismo das pessoas, que produzem conteúdos sem receber nada por isso.

Em geral, a análise do Ah! Cidade mostrou-se muito positiva, pois o portal tem grande similaridade, em proposta e em funcionamento, com o projeto pessoal da dupla. Ainda, talvez, em status de concepção, idealiza-se uma revista virtual que tenha como tema central a ativa e rica agenda cultural de Belo Horizonte. O contato com os idealizadores do Ah! Cidade e o conhecimento da sua história foi uma experiência riquíssima, por mostrarem uma visão real de como é trabalhar com jornalismo independente na capital mineira. As informações apreendidas beneficiarão a equipe profissionalmente, acadêmica e pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário