terça-feira, 23 de abril de 2013

RELATÓRIO #1 - Primeiras impressões de "Ah! Cidade"



O formato do site Ah!Cidade é bastante atual e sua navegação é intuitiva. Os posts exibidos na página inicial são os considerados destaques, e estão organizados cronologicamente por data de postagem, ou seja, o mais novo no topo. Outras postagens estão divididas entre onze categorias (tirinhas, arte, coluna de domingo, crítica, crônica, cultura, editorial, ideias, lugares, política e sociedade).



Uma coluna na parte direita da página indica outras informações, como as últimas matérias, as mais lidas, uma opção para a visualização randômica de postagens, os últimos comentários enviados, e alguns links úteis, como rss (ou feed), e páginas do site no twitter, orkut e facebook.
Na abertura de um texto, percebemos uma pequena mudança na página. Agora, existe também uma coluna na esquerda, que informa as tags da postagem, os posts relacionados, e links para compartilhamento em diversas redes sociais.
Os últimos comentários do site foram enviados no post de 8 de julho de 2012, intitulado “Como Aécio Neves lançou Patrus à prefeitura”. O texto, de caráter político, instiga a discussão, que é realizada em seus três comentários. A partir dessa análise, percebemos que as postagens na categoria Política têm o maior número de comentários. Esses comentários, assim como os textos, sempre indicam apoio a movimentos como Fora Lacerda e Praia da Estação, o que pode levar, em uma próxima análise, ao contexto em que os autores e visitantes do site vivem.




Ao nosso ver, os autores dos textos publicados no site parecem determinados a desvendar partes da cidade que são, às vezes, pouco divulgadas, e expô-las ao público. Com o conhecimento de seu público, eles sabem como falar o que precisam. Por sua vez, os visitantes parecem interessados nos assuntos pontuados pelos autores, e principalmente abertos à discussão.


A seguir, o teaser do portal:

Nenhum comentário:

Postar um comentário