terça-feira, 23 de abril de 2013

RELATÓRIO #1 – O programa "Bastidores" da Rádio Itatiaia

Nesse percurso do Projetos B1 o grupo decidiu por pesquisar um dos programas de esportes da Rádio Itatiaia, o Bastidores. Antes de analisarmos pessoalmente como se dá a produção desse programa decidimos por usar esse relatório como forma de contextualizar nosso assunto em questão e deixar nossas primeiras impressões depois de escutar mais de uma vez esse produto da Itatiaia.




Apresentado por João Vitor Xavier, o Bastidores vai ao ar as 20h de segunda à sexta e tem uma proposta bastante diferente de outros programas de esportes da rádio. Para traçar um panorama podemos comparar o Bastidores com a Turma do Bate-Bola.

A reflexão e um tempo maior para comentários, falas e opiniões é algo recorrente no Bastidores, enquanto que na Turma do Bate-Bola existe uma espécie de fórmula na qual o programa se encaixa. Essa fórmula seria o noticiário de cada um dos 3 clubes de BH, depois um bloco rápido para as notícias esportivas no Brasil e no mundo. Essa é uma fórmula digamos que recorrente nos programas esportivos da rádio e o Bastidores pode ser considerado uma exceção a essa regra.

O programa carrega esse nome justamente por ir além dos noticiários realizados pelos outros programas, uma vez que, além de dar a notícia do dia-a-dia dos clubes, é um espaço para que atletas, dirigentes e outros personagens (médicos, por exemplo) dos bastidores do mundo do esporte, exponham de forma dinâmica cada lado dos fatos. Assim também, demonstra interesse de transmitir informações das mais diversas dentro do universo esportivo, contextualizando as notícias mais recentes do esporte profissional, com dicas e alertas aos atletas amadores como, por exemplo, noticiar o índice de problemas graves relacionados ao uso de anabolizantes na cidade, entre outras dicas relacionadas à boa prática de esportes.

Outra característica observada no Bastidores, é a grande quantidade de inserções ao vivo no programa, o que possibilita acompanhar a cobertura de eventos esportivos que estão acontecendo durante a transmissão. Nessa primeira fase da pesquisa, foi possível acompanhar vários jogos da superliga de vôlei através dos links ao vivo durante a programação, com comentários e informações, não chegando a ser uma transmissão do jogo, mas sim pequenas inserções que apresentavam um panorama do evento. Outro fato nesse aspecto do programa, e que acontece de forma rotineira, é algo do tipo: está ocorrendo uma partida de futebol e no momento do gol de alguma equipe o apresentador interrompe um assunto para dizer "Olha gente, o Palmeiras acaba de sofrer um gol na Libertadores, o placar agora está Palmeiras 0x1 Tigre da Argentina".

Isso evidencia que os apresentadores têm uma grande liberdade para direcionar o que será falado em determinado momento, e que eles fazem o programa ‘ligados’ em muitos outros eventos esportivos que estão acontecendo naquele horário.

Nem todos os integrantes do grupo eram familiarizados com o produto estudado, e acreditamos que esse distanciamento foi produtivo para as discussões e para a construção da visão geral do programa apresentada acima. A partir desse conhecimento prévio adquirido é que pretendemos guiar a visita que faremos a radio.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essa explicação de como o programa funciona foi fundamental para que eu entendesse o objeto de estudo do grupo de vocês e achei muito bem feita. A única coisa que fiquei em dúvida é com relação ao programa "Turma do bate-bola", eles é da Itatiaia também? Pelo que entendi vocês disseram que o Bastidores tem semelhanças com o outro programa citado, e mais a frente foi dito que o Bastidores é um programa que se diferencia muito dos demais da mesma rádio. Logo, concluo que a Turma do bate-bola não é da Itatiaia. Estou certo?

    Vou ficar na expectativa de como será o projetos de vocês daqui para frente.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal! Gostei muito dessa primeira abordagem explicativa realizada pelo grupo. Trazer um visão inicial e geral do programa estudado, o situa e até mesmo pode ajudar a definir o tipo de abordagem para conduzir o projeto. Tenho a mesma dúvida de Pedro Lucchesi quanto a emissora do programa "Bate Bola". Com relação ao programa, achei muito interessante o fato de, segundo a postagem, ser caracterizado por ir além do jornalismo factual, explorando temas e abordagens diferenciadas, sem deixar de perder o ao vivo, que para mim é uma das características do rádio.

    Aguardo novas postagens! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. A Turma do Bate-Bola é um programa da Rádio Itatiaia e essa fórmula que ele segue é parecida com os outros programas esportivos da rádio. O Bastidores seria a exceção a essa regra. Valeu pelo toque.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostei muito do post!
    Acredito que a abordagem equilibrada pretendida pelo programa merece bastante a nossa atenção, como profissionais da comunicação. Trazer diferentes visões e vozes, além de oferecer imparcialidade, garante que o programa saia do óbvio!
    O distanciamento citado por vocês é essencial! Parabéns!

    ResponderExcluir